De Profissional de TI a proprietário da Serenittà - Planejamento Financeiro Pessoal.

Posts Recentes

Como a Academia GFAI pode ajudar em sua carreira de Planejador Financeiro?

Somos o centro de excelência em aprendizado e networking para Planejadores Financeiros Independentes.

Nós acreditamos que a carreira bem sucedida do Planejador Financeiro é pautada em 3 pilares: Técnico, Comportamental e Empreendedor. Com base nestes pilares, criamos a Academia de Planejamento Financeiro, que tem como objetivo transformar o propósito profissional em uma carreira rentável e sustentável.

Fizemos um estudo de caso com o Vinnie (Vinícius Marzo), um excelente Planejador Financeiro que tivemos a honra de formar aqui na Academia GFAI. Veja abaixo um pouco de sua trajetória, que o levou de Profissional de TI a proprietário da Serenittà – Planejamento Financeiro Pessoal.

Cursos de Formação: 

Sou formado em sistemas de informação pela Faculdade Impacta de Tecnologia e fiz MBA em Gestão Estratégica de Projetos, com módulo internacional pela FIA (Fundação Instituto de Administração). Fui um profissional com 14 anos de experiência na área de informática e há 13 anos trabalhando com sistemas financeiros de cartão de crédito em grandes bancos. E minha última graduação foi a Academia de Planejador Financeiro (APF) da GFAI em 2019! 

 

O que te motivou a se tornar um Planejador Financeiro?

Ajudar pessoas!! Desde sempre eu gosto de ajudar!! Na minha carreira de TI sempre fui uma pessoa de equipe, de grupo! Eu largava minhas tarefas para ajudar meus colegas de equipe! Sempre foi uma característica minha. Isso me traz muita satisfação! Depois de uma crise financeira muito intensa, eu enfiei o pé na jaca, extremamente endividado, com crise de depressão por conta do momento, a educação financeira foi esse holofote que me trouxe de volta. 

Através de pessoas como a Nathalia Arcuri (minha primeira mentora) eu consegui sair das dívidas e me interessei muito por educação financeira. Eu sempre gostei de estudar, foram 18 anos contando tudo, e nunca tinha visto nada de educação financeira e isso me fez quase quebrar financeiramente com 30 anos! A falta de educação financeira é uma das deficiências crônicas de nosso sistema de ensino que afeta todo mundo. Não importa sua profissão se você é músico, professor, médico, ator, cantor, executivo, dona de casa, sem saber como cuidar do seu orçamento mensal sua vida vai ficar muito mais difícil. 

 

Como era sua atuação antes da Academia de Planejamento Financeiro (APF) GFAI?

Eu ainda não empreendia na área mas já tinha planos de empreender e que a Academia me daria o norte para a profissão! Já havia tentado empreender 2x e vi que se preparar para esse momento é a peça chave para você conseguir sobreviver.  

 

Como você conheceu a APF?

Depois de sair da minha crise pessoal, como mencionei sou um ex-endividado, eu estava bem insatisfeito com o rumo da minha carreira em TI. Depois de 13 anos eu estava como especialista, mas minha carreira estava estagnada, sem oportunidades de crescimento e com um trabalho cada vez mais burocrático, eu via que precisava mudar e foi quando em uma palestra na B3, conheci o Janser, ele apresentou a profissão do Planejador Financeiro Pessoal e isso deu um estalo em mim!!

“Ta ai algo que eu gostaria de fazer! Ajudar pessoas, que passam pelo o que eu passei, a superar esse momento através de algo muito mais personalizado do que simplesmente ver um vídeo nas redes.”

Depois do evento conversei um pouco com o Janser e vi na GFAI uma maneira de empreender na área. Pouco tempo depois eu me inscrevi na Turma 19 da Academia em Março 2019. 

 

Quais dificuldades você encontrou para seguir na carreira de Planejador Financeiro antes de fazer a formação da APF?

 

Não atuava na área antes da GFAI. 

 

Por que você decidiu fazer a formação da APF?

 

Nos meus empreendimentos anteriores senti falta de estar mais preparado. Não queria cometer o mesmo erro 3x e só iria empreender após me qualificar com pelo menos uma base.  

 

A metodologia de ensino da APF foi satisfatória para você?

 

Muito!! Logo de cara eu gostei da estrutura dos módulos. Parte Técnica, Comportamental e o Empreendedorismo. Cada um com sua imersão e TCC. Sabia que essa seria uma base muito forte!

 

Os professores, como eles te auxiliaram nessa jornada?

 

São verdadeiros Mestres!! Como todos tem vivência e experiência na área a troca de informações é muito rica. Os Professores sempre estão acessíveis mesmo depois da academia e já pude conversar com eles várias vezes. Durante a Academia eles me deram o norte que precisava, mas tinha ciência que o restante eu precisaria da prática para descobrir. 

 

Quais os pontos fortes que você destacaria na Formação da APF?

 

Esse é fácil! São as imersões!! Você poder colocar em prática tudo que acabou de estudar é o melhor jeito de absorver o aprendizado. Não é fácil…você fica nervoso, apreensivo, é um dia muito intenso mas vale cada minuto!

 

Outro ponto importante também foi a avaliação da banca no TCC do módulo 3. o feedback da mesa de professores é algo para se levar para a vida. É uma oportunidade única de mostrar a estrutura do seu negócio e que pontos você precisa cuidar antes de ir para o mercado. A Serenittà nasceu lá!   

 

Como está sua carreira de Planejador Financeiro hoje?

 

A todo vapor!! (rsrs). Estou em um momento de consolidação. Trabalho em tempo integral, 12h – 13h por dia todos os dias para fazer a Serenittà sobreviver a esse ano tão difícil que estamos vivendo. Como todo empreendimento eu vivo em transformação o tempo todo. Resolvendo problemas bons e problemas ruins, se reinventando a cada momento e melhorando minha metodologia com o tempo. 

 

Você acredita que alcançou o objetivo traçado com a formação? Valeu a pena o investimento de tempo e dinheiro? 

 

Ainda não alcancei meu objetivo traçado na Academia, mas estou perto. Esse é um ano de sobrevivência para a Serenittà e graças a Deus, e minha Família, a Serenittà está conseguindo crescer. Ela já se paga, dá lucro e tenho muita confiança que nesse ano ela irá se consolidar. 

 

Valeu cada centavo! Se não tivesse me preparado não conseguiria chegar até aqui hoje e já teria quebrado.

 

Que mensagem você deixaria para aqueles que pensam em seguir pelo mesmo caminho que você?

 

Essa Profissão, Planejador Financeiro Pessoal, ela é transformadora! Saber que seu dia-a-dia é conseguir ajudar pessoas a encontrar um meio de realizar sonhos é muito gratificante! 

 

Meu conselho é você se preparar porque todo começo será difícil, desafiador, incerto, inseguro. Empreender sempre será algo de risco e, às vezes solitário, mas estar preparado foi o que fez diferença para mim dessa vez. 

 

Nós nunca vamos conseguir tirar 100% da dúvida e da incerteza, mas com o preparo ela diminui bastante até o momento de você ir para o mercado prospectar clientes! Tenha resiliência para dar um tempo para sua empresa acontecer! Nada que é construído sem sacrifício irá ser simples e rápido. Boa Sorte!

Assista também o webinar onde ele nos contou com mais detalhes sobre a sua trajetória, clique na imagem para assistir:

Janser Rojo, CFP®
Janser Rojo, CFP®

Atua como Planejador Financeiro Independente desde 2012. Fundador do portal de conteúdo QI Financeiro e sócio da GFAI. Atuação por mais de 6 anos em Tesouraria de banco internacional e MBA em Derivativos pela BM&FBovespa. Co-fundador da Academia GFAI