Como saber se você está no caminho para ser um Planejador Financeiro Pessoal

Posts Recentes

Como a Academia GFAI pode ajudar em sua carreira de Planejador Financeiro?

Somos o centro de excelência em aprendizado e networking para Planejadores Financeiros Independentes.

Nós acreditamos que a carreira bem sucedida do Planejador Financeiro é pautada em 3 pilares: Técnico, Comportamental e Empreendedor. Com base nestes pilares, criamos a Academia de Planejamento Financeiro, que tem como objetivo transformar o propósito profissional em uma carreira rentável e sustentável.

O Planejador Financeiro Pessoal ganha cada vez mais destaque no mercado brasileiro. Se você também acredita que trabalhar de forma Independente lhe trará maior realização profissional, veja esse checklist que preparamos com os sinais de quem já está trilhando seu caminho nesta carreira! 

Some os tópicos com os quais você se identifica abaixo e veja o resultado no final: 

  • (1) Amigos e conhecidos te procuram para obter conselhos sobre suas finanças

É muito comum os profissionais que iniciaram na área de Planejamento Financeiro prestarem assessoria para sua família, amigos e colegas de trabalho. Esse sem dúvida é o primeiro passo para lhe mostrar que está no caminho certo.

 

  • (2) Você gosta de estudar sobre finanças pessoais 

Você não precisa ser do mercado financeiro para gostar de entender de finanças pessoais. Na Academia de Planejamento Financeiro, diversos profissionais vêm de áreas como: Engenharia, Direito, carreira pública, entre outros.

 

  • (3) Seu planejamento financeiro está cada dia mais afiado

O planejamento financeiro da sua casa é você quem faz e tem tido bons resultados com ele. Muitos Planejadores Financeiros começaram desde muito cedo ajudando o pai e a mãe com as finanças do lar e agora replicam e otimizam esse planejamento para sua vida.

 

  • (4) Você tem experiência no mercado financeiro e utiliza dela para evitar erros conhecidos 

Você já pode ter investido na Bolsa de Valores, em ativos de bancos, ou deixou o dinheiro parado na poupança e no final de um ano, percebeu que perdeu dinheiro em relação à inflação. Errar e acertar, faz parte de qualquer profissão, com o tempo o profissional vai se tornando naturalmente mais sábio e exigente de bons resultados. 

  • (5) Você quer ajudar as pessoas a fazerem seu planejamento financeiro

O Profissional de Planejamento Financeiro precisa gostar de trabalhar com pessoas. Compreender o perfil comportamental de cada um, entender os sonhos daquela família e colocar objetivos claros para que eles sejam realizados.

 

  • (6) Você vê na carreira de Planejador Financeiro a possibilidade de empreender 

Existe um grande diferencial no nosso mercado. Você não precisa estar vinculado e amarrado a uma empresa com hora para entrar e sair.
A liberdade de escolha e a possibilidade de uma agenda mais flexível tem feito diversas pessoas brilharem os olhos para essa profissão.

 

Se você marcou três ou mais pontos nesta checklist, você está no caminho certo para ser um Planejador Financeiro.

 

E aí, vamos nessa?

Janser Rojo, CFP®
Janser Rojo, CFP®

Atua como Planejador Financeiro Independente desde 2012. Fundador do portal de conteúdo QI Financeiro e sócio da GFAI. Atuação por mais de 6 anos em Tesouraria de banco internacional e MBA em Derivativos pela BM&FBovespa. Co-fundador da Academia GFAI