6 sinais de que você está se tornando um Planejador Financeiro Pessoal

Posts Recentes

Como a Academia GFAI pode ajudar em sua carreira de Planejador Financeiro?

Somos o centro de excelência em aprendizado e networking para Planejadores Financeiros Independentes.

Nós acreditamos que a carreira bem sucedida do Planejador Financeiro é pautada em 3 pilares: Técnico, Comportamental e Empreendedor. Com base nestes pilares, criamos a Academia de Planejamento Financeiro, que tem como objetivo transformar o propósito profissional em uma carreira rentável e sustentável.

Entender o planejamento financeiro e suas particularidades já faz parte da sua rotina. Você gosta do assunto e tem se aprofundado cada vez mais. Mas, será que está no caminho para se tornar um Planejador Financeiro Pessoal?

Confira abaixo 6 sinais de que você está se tornando um Planejador Financeiro Pessoal

1 – Amigos e familiares te consideram uma referência no assunto e sempre pedem conselhos.

Você fala sobre decisões financeiras mais eficientes com seus amigos, conversa com familiares sobre suas opiniões econômicas e quando menos imagina, está sendo consultado sobre qual é o melhor investimento, a tendência da taxa de juros ou o que observar no momento da compra de um imóvel. Ou seja, as pessoas não só admiram seu conhecimento, mas querem obter seus conselhos! 

2 – Você adora pesquisar sobre o assunto “Finanças Pessoais” e melhorar seu próprio Planejamento.

Nas horas vagas, um de seus “hobbies” é aprimorar seu conhecimento em planejamento e finanças pessoais. Sempre acessa um blog de economia conhecido, tem livros sobre o assunto na cabeceira da cama ou busca novas formas de otimizar seus gastos. Você quer deixar seu próprio orçamento mais eficiente e está cada vez mais focado nisso. 

 

3 – Você já aprendeu que cada caso é único e que não existe “receita de bolo” ou “fórmula mágica”.

Cada ser humano é único e isso se estende ao seu relacionamento com o dinheiro. Você entende que o bom planejamento financeiro é feito levando-se em consideração suas particularidades, desafios e comportamentos. Não há uma “receita de bolo” que serve para todos. Inclusive, começa a desconfiar bastante de sites ou artigos que tragam esse tipo de promessa, pois entende que um bom planejamento parte do princípio de que cada plano é único e personalizado.

 

4 – Você conhece as “armadilhas” do Mercado Financeiro e sabe os principais erros que as pessoas cometem.

Seu conhecimento vai além da experiência com o próprio orçamento. Já esteve em contato com o Mercado Financeiro e sabe dos conflitos de interesse que existem. Consegue diferenciar os produtos que são “caros” e sabe como evitá-los ou contorná-los. Este é um dos motivos pelo qual as pessoas confiam tanto em sua opinião, como dissemos no primeiro item. Afinal, você não tem conflito de interesse e pode dar uma opinião genuína do que acha melhor para aquela pessoa.

 

5 – Você passou por uma grande transformação na vida financeira e gostaria de proporcionar isso a outras pessoas.

Desde que começou a entender melhor as suas próprias finanças, você realizou grandes feitos. Pode ter sido a conquista de um patrimônio, uma viagem, a compra de um carro ou até mesmo a tranquilidade de não ter que ficar pensando em dinheiro ao se divertir, por exemplo. Isso mudou a forma como vive a sua vida e gostaria de usar sua experiência para ajudar outras pessoas a fazerem o mesmo. 

 

6 – Você está em (ou quer uma) Transição de Carreira e percebe neste novo mercado uma grande oportunidade de empreender.

Aliada à vontade de ajudar outras pessoas, entende que poderia fazer desta uma profissão rentável e recompensadora. Começa a estudar formas de se especializar mais, criar sua metodologia e mostrar para seus futuros clientes que você tem muito valor para agregar-lhes com o conhecimento e experiência que já adquiriu em sua jornada. 

 

 

Caso tenha se identificado com um ou mais itens da nossa lista, provavelmente já está dando os primeiros passos para se tornar um excelente Planejador Financeiro Pessoal!

 

Pode ser que no momento já tenha a vontade, mas também aquela insegurança de como fazer disso uma carreira promissora. Não se preocupe, é natural e faz parte do caminho!

 

O nosso propósito e nossa missão é justamente ajudar quem se encontra nessa fase. Acreditamos que esse é um profissional altamente necessário em nossa sociedade e que juntos podemos transformar a realidade brasileira.

 

E aí, vamos nessa?

Janser Rojo, CFP®
Janser Rojo, CFP®

Atua como Planejador Financeiro Independente desde 2012. Fundador do portal de conteúdo QI Financeiro e sócio da GFAI. Atuação por mais de 6 anos em Tesouraria de banco internacional e MBA em Derivativos pela BM&FBovespa. Co-fundador da Academia GFAI